Blog : Uma pequena parte do Universo em que estamos imersos

14/02/2020
Impacto subliminar nas tomadas de decisões

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers[1] até 2018 são 563 Shoppings com 490 milhões visitantes mês.  São 6.967[2] concessionarias associadas a Fenabrave[3], que gerou um volume de vendas de 2,1 milhões de unidades. Neste cenário podemos imaginar os milhares de locais de revenda de automóveis novos e seminovos. Vejamos outro segmento, conforme divulgado pela Abras[4] o número de supermercados é mais de 89 mil unidades incluindo hipermercados. Quando olhamos para investimento em publicidade, segundo o site de economia[5], foram mais de 16 bilhões de reais em 2018, com objetivo principal de levar a pessoa ao consumo presencial ou virtual.

Perceber nestes pequenos exemplos o quanto estes locais fazem parte das nossas vidas, o quanto somos impactados e motivados a comprar. Transitamos nestes e por vezes não percebemos que na grande maioria, estão projetados para despertar, mexer com nossos sentidos, sentimentos, proporcionando experiências agradáveis, em contrapartida, quando não ambientalizado, desagradáveis.

O princípio que dispara estes gatilhos, está alicerçado em como as propagandas, outdoors, banners, ambientes físicos e geográficos impactam nosso cérebro através de nossos olhos, ouvidos, nariz, ou simplesmente por sensações advindas do próprio ambiente físico. 

Na grande maioria estes ambientes supracitados foram projetos para gerar impactos no ser humano. Talvez seja interessante, nas visitas a estes locais observarmos estas "construções" e "disposições". 

Nas próximas postagem iremos aprofundar estes conceitos.  

Referências:

[1] ABRASCE https://abrasce.com.br/numeros/setor/; 09/11/2019, 21:15h
[2] Fonte: Anuário Fenabrave 2018.
[3] Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. 09/11/2019, 20:00h
[4] Associação Brasileira de Supermercados

 

Pesquisa realizada por Ricardo Fialho. 

Ricardo Fialho

Rua Dr. Carlos Renato R. da Fonseca, 200, sala 808B
CEP: 91210-120 | Porto Alegre/RS
Fone: (51) 98300-5353

Facebook

Contato